domingo, 3 de novembro de 2013

Dia 31 de outubro foi o dia do Saci protetor das matas e florestas.


O Saci é uma personagem muito querida das crianças, por isto já contei diversas histórias sobre ele. 
A história do ano passado, os alunos ainda recordam, na turma que trabalhei na sexta-feira, eles contaram-me como eu prendi um Saci quando era criança. E o debate era o mesmo: o que tinha dentro da garrafa era o Saci ou apenas um boneco e papel de alumínio.




O Saci



Todo mundo sabe que o Saci é um negrinho de uma perna só, que fuma cachimbo e usa uma touca vermelha. Mas... o que mais se pode saber sobre ele?




Para começo de conversa, existem três principais tipos de Saci. O mais famoso é o Saci- Pererê. Os outros são o Saci-Trique e o Saci- Saçurá. O Trique tem esse nome porque, quando as pessoas escutam um trique na floresta- talvez o barulho dos galhos quebrando -, sabiam que esse Saci estava por perto. Ele é moreno e, assim como o Pererê, tem uma pernas só. A principal diferença é que a pele do Pererê é bem mais escura. Existe pouca informação sobre o Saçurá, mas parece que ele tem duas pernas e os olhos vermelhos, e não é nem claro como o Trique, nem escuro  como o Pererê.




O que todos têm em comum é o fato de serem bem aprontões. Eles adoram fazer trancinhas no rabo e na crina dos cavalos, assustar os viajantes pulando na garupa de suas montarias e pegar objetos das casas, entre outras coisas. Mas se são malvados ou não, depende do saci, porque cada pessoa conta de um jeito diferente. Eles costumam andar pela florestas fechadas e nas encruzilhadas. Existem muitas maneiras de pegar um saci. Como ele pode se transformar num redemoinho de vento, o jeito mais garantido é jogar um terço ou uma peneira sobre esse redemoinho, de preferência numa sexta-feira.

Qualidade: bem- humorado
Defeito: bagunceiro
Hobby: assobiar pela floresta despistando as pessoas (é impossível saber se ele está perto ou longe pelo som do assobio)
Ponto fraco: a touca vermelha (quem pegá-la consegue o que quiser do Saci)
Ídolo: Pererê, de Ziraldo
Livro: O Saci, de Monteiro Lobato.




Retirado do livro: 
“O mais Legal do Folclore” de Luciana Garcia e ilustrações de Roger Cruz e Bruna Brito.


Aqui um Saci que troca o cachimbo por uma faca e mata o lobo


Tempo de brincar: Pererê

Nenhum comentário: