quarta-feira, 19 de junho de 2013

Nas ruas da cidade...há crianças...


Texto abaixo escrito em 25/09/2008, uns 13 anos depois de ter aprendido a olhar melhor a cidade e a exclusão social.


Essa acima sou eu, foi desenhado há uns 13 anos atrás, por um menino lindo. O menino se chamava Noto, tinha uns 9 anos (mas não parecia nem ter 6), alegre, possuía um sorriso aberto, ótimo capoerista, doce, viveu (se não me engano deste os 5 anos) nas ruas de Porto Alegre, com seu irmão Davi. O conheci quando trabalhei com Educação Social de Rua, ele adorava histórias e desenhar. Contei algumas e ele então me desenhou.

Como adorei o meu retrato, guardei e fazendo faxina dias destes em casa, encontrei o desenho. Senti saudades.... Sei que ele já se foi...


Mas, jamais o esquecerei, ele conseguiu na segunda vez que me viu, desenhar-me de uma forma tão expressiva. Amo como ele desenhou os meus olhos, os óculos, os brincos, o colar, o meu cabelo e o meu sorriso.
Crianças como ele são especiais e nos ensinam tanto... São tão corajosas, fortes, sofridas, mas sabem olhar como ninguém para o mundo e para a gente.... 
São elas que mais nos forçam a ver o quanto precisamos reconstruir e transformar o nosso mundo em algo melhor e não ficar perdendo tempo com coisas pequenas e insignificantes...
Ele me ajudou muito a ver com outros olhos as relações que são estabelecidas nas ruas das cidades e como os seres humanos podem ser solidários nas piores situações (e também como podem ser extremamente cruéis).
Como não sei desenhar escolhi uma pintura que me lembrará para sempre deste menino...

Meninos brincando, tela pintada por Portinari em 1955

Um comentário:

TS INICIAIS disse...

Se conseguíssemos manter a concentração de energia que tínhamos na infância ,talvez fôssemos seres humanos tão perspicazes, atentos, sensíveis e despojados de vaidades para nos expressarmos da mesma forma que as crianças conseguem...