domingo, 23 de junho de 2013

Aviso aos navegantes: erros, ilusões, meias verdades, realidade, perspectiva, ponto de vista imprecisão....

Gosto de brincar e tenho atualmente me divertido tanto com a realidade quanto com a ficção e a ilusão. 
Não é por acaso que adoro histórias e procuro sempre ler o que anda acontecendo pelo mundo.
--------------------------------
Lembrei de um livro "Anansi, o velho sábio - Um  conto Axânti recontada por Kaleki"
No livro quem evoca a memória para recontar o conto da aranha é um Griô. Griô para em algumas etnias africanas, é o guardião da memória, o contador de histórias, o responsável de repassar, divertir e ensinar os mais novos sobre as questões que todos os seres humanos se colocam e se perguntam ao longo da vida. 
A história da aranha para o povo Axânti, é um conto precioso, pois explica como as estórias apareceram na terra.
------------------------
Na minha postagem anterior no blog, de umas 10 horas atrás, há um erro e podemos dizer que uma informação imprecisa.

Mas acredito que os que leram a postagem (e por isto não causei nenhum dano ou mal), neste curto período de tempo, são inteligentes e sabem disso.


A informação errada:  "A lua fica maior e mais brilhante do que o comum em uma lua cheia."
A superlua é apenas uma lua cheia no perigeu. Perigeu é o ponto mais próximo da terra em órbita da lua. A lua  aparenta ser maior e mais brilhante do que o normal. Ela apenas aparenta ficar maior, isto é apenas ilusão ou uma questão de perspectiva.

A imprecisão: "Toda matéria está construída por partículas: prótons e elétrons."

Para os cientistas a poesia de Cardenal  deve cometer erros terríveis, no livro "Canção Cósmica" em um dos seus tantos versos, o poeta diz:" Toda matéria está construída por partículas: prótons e elétrons."

A informação aceitável é que uma matéria é composta principalmente por elétrons, prótons e nêutrons, sendo que elétrons e prótons possuem carga elétrica. Mas Ernesto Cardenal faz poesia, ficção, literatura e não ciência.

_________


O Brasil vive um momento complexo, em que ocorre uma disputa entre forças políticas e também de interpretação do que vem ocorrendo nestas últimas duas semana. Estamos passando por um momento de indecisão por qual caminho as manifestações e mobilizações irão prosseguir.

Este é o momento, então, para pararmos e refletirmos coletivamente. Não  podemos permitir que a população seja enganada mais uma vez por ilusões, meias verdades e informações imprecisas, que estão sendo veiculadas e divulgadas a todo momento nas mídias. 
Há muito em jogo, a democracia em nosso país está fortalecida e portanto precisamos dar um basta às forças facistas que estão tentando dar um novo rumo para as manifestações.
Espero que nesta semana que inicia não aconteçam mais situações de violência, depredações e vandalismo nas cidades. E que possamos construir um pacto pela construção de uma Nação soberana, sustentável, justa e não violenta.

________


Semana pesadíssima. Meu filho está trocando pela quarta vez a medicação, conversei com o médico dele e perguntei se estávamos no caminho certo, esqueci que viver é estar sempre em uma corda bamba e que certezas e seguranças não existem.

_______

Neste momento, a imaginação e as histórias são os lugares mais seguros para se estar, ainda mais para quem nestes dias não anda enxergando muito bem, aonde pisa.

Nem ler direito eu consigo, bom usar o computador também não era adequado para a recuperação dos olhos, mas como ficar longe de tudo o que anda acontecendo no mundo. Não iria perder a diversão (ou seria a realidade) por nada.
___________

Como as histórias começam na terra... e qual será o final....

Nenhum comentário: