segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sinto uma imensa gratidão!


Caros colegas de profissão e escola: 

Sinto uma imensa gratidão!


                  “A melhor maneira de dizer é fazer”.José Marti


O óbvio precisa ser dito, escrevo a partir do meu ponto de vista.
 No último período, nosso desejo sempre foi o de colaborar para a qualificação, superação e enfrentamento dos principais problemas enfrentados na Escola.

Procuramos falar abertamente (inclusive escrevemos diversos textos), nos posicionamos sempre que possível claramente sobre os problemas e tentamos apontar sugestões para os rumos da Escola.
A gestão democrática envolve todos os segmentos da comunidade escolar, as ideias devem circular gerando debates e coletivamente se decidir os rumos da Escola.

A diretora teve uma conversa comigo na semana passada sobre a Escola, e isto foi muito ilustrativo e me possibilitou um feedback do meu desempenho,  levando-me as seguintes conclusões:

1)         Não é possível mais postergar uma decisão. Devo agradecer imensamente a este grupo (e em especial algumas pessoas) que acreditaram que o meu nome seria adequado para participar de uma eleição à direção da Escola. Mas, sabemos não é a melhor solução possível.

2)         Na conversa me foi colocado (e compreendo perfeitamente bem) que em uma gestão, a diretora não pode ficar tirando licença saúde quando seu filho fica doente, é necessário centrar-se no trabalho. Como sei que caso isto venha acontecer e se for necessário eu optaria em cuidar do meu filho e tirar licença pelo período necessário, então não posso tomar outro decisão: eu desisto.
     Na semana anterior, já tinha ouvido de uma outra diretora, a sua visão de maximização dos profissionais na Escola e exemplificava que jamais poderia escolher uma Coordenadora para o programa Cidade Escola, se esta tivesse um filho ainda bebê, ou se este tivesse alguma doença como asma.
     Na minha trajetória de vida compartilho com os ideais de uma sociedade mais humana e justa. Onde mulheres e homens não precisariam abrir mão de questões centrais de sua vida para ambicionarem algum cargo ou outra função de maior envolvimento profissional.
     Como a sociedade não mudou, e o profissional valorizado e esperado é aquele que faz uma opção entre o seu trabalho/ vida profissional e sua vida familiar, eu não posso fazer uma outra escolha a não ser aquela baseada no que sinto e penso.

3)         Sob o controle da turma: apresento dificuldade em lidar com a disciplina de uma turma, então como será com a Escola como um todo. Concordo, vivemos em um momento que nós professores somos desrespeitos por muitos alunos, pais e sociedade. Precisamos reverter esta situação rapidamente, e isto não depende de uma professora.

4)         Outro ponto que considerei importante é que sou uma pessoa que se expõe e “compra determinadas brigas”, e isto pode gerar algum comprometimento na relação entre pessoas da Secretaria e a Escola.

5)          Também foi lembrado que caso  saia algo errado novamente na gestão desta escola, os professores todos seriam separados e colocados em qualquer lugar, sem possibilidade de escolha.

6)          Outra dificuldade que eu teria seria de compor com outro nome, pois muitos professores são novos e estão em estágio, e sem dúvida precisaria de alguém que fosse compatível e complementar a minha personalidade.

Bom, no feedback foram levantadas outras questões como: o quadro de pessoal, a falta de recursos humanos na Escola, a questão financeira e burocrática e etc...

Agradeci a diretora, pelos conselhos e a sua visão pertinente da situação, pois ela ponderou com clareza as razões do porque eu não deveria concorrer à direção desta escola.

Não poderia me furtar de esclarecer aos colegas, e publicamente, apontar os motivos da minha decisão (para não restarem dúvidas e abrir a possibilidade de alternativas mais concretas, reais e apropriadas para a próxima gestão).

O que posso dizer é que contem comigo. Não sei como agradecer pela confiança que me foi depositada e como me senti honrada por ter o meu nome considerado para direção.
Era necessário decidir e o fiz. Confiem no grupo às saídas estão nele.




Trabalhar é algo essencial na minha vida e gosto de ser professora, por isto tenho um profundo compromisso com o meu trabalho e com a Educação Popular. Quero viver em um mundo que o cuidado com a minha profissão  e com o ser humano não soe como algo estranho ou excêntrico.
 Sandra Sabino Souza

  




Minha homenagem a professora Margareth pela sua competência quando atuou como Coordenadora no Projeto Cidade Escola. Jamais esquecerei dos alunos do grupo de grafite e do dia que eles entraram na biblioteca, olharam, mediram, desenharam e pintaram o painel abaixo. 
Sei que teve os dedos dela envolvido neste projeto e desejo neste momento para ela muita luz, paz e força.





Ah! Desculpe-me por qualquer coisa, e hoje espero dormir a noite o meu filho está melhor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sandra,

A vida toda fazemos escolhas e nem sempre elas são fáceis, sinto no entanto, que somos felizes em poder fazê-las.
Acredito profundamente que nada acontece ao acaso e quando percebemos isso, podemos relaxar e seguir em frente de forma mais leve e serena.
Como disse um mestre indiano, "a vida não é um problema para ser resolvido, é um mistério a ser vivido"!
Como dizes no título, sejamos gratos, pois somos abençoados e que possamos aprender a aceitação.
Essa é a chave!

Com meu carinho,
Regina

Anônimo disse...

Me p-areceu que estas sendo coagida.É necessario bafejar estas ideias.Beijão