quarta-feira, 3 de abril de 2013

Literatura infantil -1

Esta semana como já entrei em diversas turmas, aproveitei para matar a saudade dos alunos e a minha de contar/ler novas histórias.

"Estou me sentindo como uma preguiça gigante", assim estava na terça-feira, às 7h e 30 minutos, na turma B12, da professora Margareth. Por causa da minha lentidão na manhã de terça, comecei apresentando o livro "Devagar, devagar, bem devagar"  de Eric Carle
Sabemos que a preguiça é apenas mais um dos muitos animais ameaçados de extinção, pois seu habitat vem sendo destruído em nome do progresso descuidado e do desenvolvimento a todo custo. 
O livro apresenta um delicioso texto e tem um ritmo que a própria preguiça aprovaria. As ilustrações da floresta amazônica são exuberantes,  assim como outros animais que aparecem no livro e dependem da floresta. 
No final, um dos alunos elogiando a história, disse: "Quase dormi, igual a preguiça" e  outro falou: " Fiquei com mais preguiça agora".




 

Mimosa queria ser especial e conseguiu com a ajuda das galinhas, apesar das outras vacas morrerem de inveja por ela ter virado notícia, ao ter realizado algo extraordinário: botar um ovo.

O final é que mais nos surpreende e encanta, pois com dedicação, tempo, amor, desejo e esforço, Mimosa realiza algo incabível, mas devido a sensibilidade da história, todas as crianças compreendem que assim como na vida, certas coisas, mesmo parecendo absurdas são extremamente aceitáveis.




Nenhum comentário: