Trabalho toda sexta-feira, com a turminha do Jardim, no turno da manhã.
Na semana anterior assisti com eles a animação: "Tainá- Kan - a grande estrela"
Para conhecer a animação assista em: http://vimeo.com/10770177
Segundo uma lenda karajá, Tainá-Kan, a grande estrela, vem à Terra por amor, na forma de um homem velho. A lenda explica o surgimento da agricultura para o povo karajá. Suas bonecas de cerâmica servem de inspiração para os personagens, e a trilha é composta de músicas típicas.
Nesta semana retomamos com a turma a temática indígena, iniciamos lembrando com eles a história da animação, depois contamos e mostramos o livro de onde retiramos essa lenda: "Casamento entre o céu e a terra" de Leonardo Boff.
Em seguida os alunos contornaram o corpo de dois colegas em folhas de papel pardo, pintaram as figuras que representavam os índios da história. Eles ainda quiseram dar o nome de Tainá-kan para os desenhos ( o qual escrevemos no quadro e no papel pardo).
Abaixo um trecho do livro " Casamento entre o céu e a terra", Salamandra, Rio de Janeiro, 2001.pg09.
"Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões.
Todos trocamos experiências e valores. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente. (...)
(...) Vamos rir, chorar e aprender.
Aprender especialmente como casar Céu e Terra, vale dizer, como combinar o cotidiano com o surpreendente, a imanência opaca dos dias com a transcendência radiosa do espírito, a vida na plena liberdade com a morte simbolizada como um unir-se com os ancestrais, a felicidade discreta nesse mundo com a grande promessa na eternidade.
E, ao final, teremos descoberto mil razões para viver mais e melhor,todos juntos, como uma grande família, na mesma Aldeia Comum, generosa e bela, o planeta Terra." Leonardo Boff