domingo, 17 de março de 2013

2ª semana de aula

 Primeiro dia de aula pais foram chamados a entrar na sala, conhecer a professora, conversar sobre as expectativas para o ano e convidados a realizar um trabalho com massa de modelar com seus filhos (produção: foto acima).


Início da testagem para conhecer em que nível os alunos se encontram, dobradura de chapéu, música "marcha soldado", trabalho com a letra da música, lista de nomes dos alunos, dia dos aniversários, atividades com sílabas e palavras, conhecendo e apropriando-se do livro de alfabetização e do livro de matemática, construção com palitos e sistematização no caderno, quantidade e adição,  contação de histórias ( O aniversário da bruxa Kika, Os 7 cabritinhos e 3 contos de mulheres sábias ), confecção de flores e cartão para o dia internacional da mulher, e etc..

Alunos são maravilhosos e sempre procuram se aproximar contar e falar da vida, perguntar sobre questões da sala de aula e no geral a turma está disposta a aprender.

Preciso ter atenção para:
- aluno com baixa visão, é necessário acompanhamento mais próximo da professora e da estagiária de inclusão( espero que a professora de inclusão chegue logo).
- alunos com sérias questões de limites e sem o acompanhamento necessário pela família.
- 4 alunos não avançaram para a B10 e  precisam de um olhar mais atento e próximo.
- não esquecer da infra-estrutura (sala com goteiras, fios soltos, mofo, muitas janelas não abrem e devido as salas desse bloco serem de madeira fica difícil trabalhar nos dias mais quentes, falta material, xerox, etc...).
- falta tempo para construção de material diferenciado e aprofundamento das questões práticas de inclusão na sala de aula.
- o entorno não ajuda com a questão sonora (alto décibeis) e alunos conversam e falam muito e alto em sala de aula.

Nenhum comentário: