sábado, 7 de dezembro de 2013

III- Prevenções, conclusões e prioridades de final de ano - Ubuntu


Ubuntu



          

Nelson Mandela explicando sobre o conceito do ubuntu no site Wikipedia



Ubuntu é uma ética do idioma banto Ngúni. 
É uma filosofia africana que existe em vários países da África e que foca nas alianças e relacionamento das pessoas umas com as outras. 

Ubuntu é tido como um conceito tradicional africano.
Uma tentativa de tradução para a Língua portuguesa poderia ser "humanidade para com os outros". 

Uma outra tradução poderia ser "a crença no compartilhamento que conecta toda a humanidade" e ainda "Sou o que sou pelo que nós somos".


Uma tentativa de definição mais longa foi feita pelo Arcebispo Desmond Tutu:

Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos.


Para ler mais:








Ubuntu



"Eu preciso que você seja tudo o que você pode ser, de forma que eu possa ser tudo o que eu posso ser. É que a minha humanidade está envolvida em sua humanidade"


Desmond Tutu




A Terra, nossa Casa comum está ameaçada e mais do que nunca precisamos nos dar conta que o destino dos demais seres vivos e o nosso está em nossas mãos. 
Que o Ubuntu se espalhe sobre o mundo e sobre nossa cabeça.

Desejo que o nosso mundo em 2014, esteja mais repleto de: compaixão, generosidade, alegria, ética, paz, harmonia, justiça, igualdade e comunhão, enfim Ubuntu.

Nenhum comentário: