"Se vocês olharem para o alto e virem uma estrela com sua cauda e recordarem que sempre há uma Estrela como a de Belém sobre vocês, iluminando-os e mostrando-lhes os melhores caminhos."
Leonardo Boff
Em 25 de Dezembro no Antigo Egito, nascia Hórus, deus solar com cabeça de falcão.
Hórus é um deus muito antigo, já conhecido na época pré-dinástica.
Era um deus solar, filho de Osíris e Isis, considerado como a manifestação do poder do Sol.
Para os antigos egípcios, Hórus é considerado a encarnação de Rá na Terra, a manifestação solar no plano material, o princípio do fogo.
Os povos antigos, em muitos lugares da europa, celebravam o solstício de inverno, com uma festa pagã, a igreja católica adaptou está festa e data e a transformou no Natal.
Embora seja um dia cristão, o Natal é comemorado por muitos não-cristãos.
O Natal é o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, uma data importantíssima.
Na escola procuramos enfocar os valores universais: como amor, partilha, solidariedade, justiça, simplicidade etc..
_____________
Uma história que contei algumas vezes ao meu filho quando era pequeno, na época de Natal, resolvi este ano, apresentá-la aos alunos, na oficina de Natal do dia 14 de dezembro.
Utilizei para isto alguns animais da coleção do meu filho como a girafa, o elefante e o dromedário (era para ser o camelo mas não encontrei) e mais um presépio.
O livro que utilizei nesta oficina foi:
“A girafa curiosa” de Carlos
Reviejo e ilustração de Maria Luisa Torcida
A história é sobre uma jovem girafa que conta para os outros animais e amigos como a sua avó chegou a presenciar o nascimento do menino Jesus em Belém.
Depois os alunos confeccionaram alguns mini-cartões de Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário