Desde março, tenho realizado diversas atividades com a turma A 34, visando a construção de identidades e a autoestima dos alunos, cito como exemplo: o trabalho com o nome completo do aluno, os nomes de seus familiares, o dia do aniversário (tem uns dois que ainda não trouxeram a resposta de casa), os sonhos e desejos futuros, fotografei-os, preenchemos fichas de identidade e etc....
Há umas duas semanas iniciamos a circulação de um caderno chamado "Questionário" (lembrei que escrevi em muitos destes cadernos na minha adolescência). Este caderno a cada dia, vai para a casa de um aluno diferente, nele coloquei questões simples, mas para responder é preciso pensar sobre si mesmo, por exemplo: idade, onde nasceu, signo, animal de estimação, cor preferida, comida que mais gosta, música que prefere, gosta de alguém, sonho para o futuro e etc...
Muitos dos alunos estão trazendo as questões preenchidas, pois tenho um grupo que já consegue ler e escrever e sabem fazer se ajuda, tenho um outro grupo que os pais/irmãos colaboram nas atividade a serem realizadas em casa. Mas, há ainda um outro grupo em sala de aula, bastante significativo, que devolve o caderno sem conseguir preencher nada, com estes sento e ajudo-os a responder as questões. Além de perceber as dificuldades que cada aluno tem em relação a alfabetização, também noto o apoio e o comprometimento de cada família em relação a aprendizagem do seu filho.
A ideia deu tão certo, que fiquei sabendo que uma turma do 3º ciclo já inventou o seu próprio caderno (um dos alunos da minha turma tem uma irmã mais velha, que estuda nos anos finais e parece que a ideia foi passada adiante.)
Caderno "Questionário"
Outro caderno que circula na turma é o de "Poesias". Muitas meninas, adoram escrever bilhetes e poesias umas para as outras. A partir desta observação, criei um caderno onde cada aluno o leva para casa e escreve ou copia uma poesia ou frase de seu gosto.
_____________________________________________________
No dia seguinte, trabalhei com eles o livro "Frida Kahlo"de Jill a. Laidlaw. Apresentei alguns auto-retratos de Frida, pois ela sempre buscou explorar a si mesma por meio da pintura.
"... até agora, consegui apenas uma expressão genuína de meu próprio eu..."( Kahlo falando de sua obra).
Observamos alguns elementos marcantes nos seus auto-retratos como: sombrancelhas unidas (a primeira coisa que eles falaram), o olhar, o rosto e as cores.
Depois distribui impresso a fotografia de cada um deles e pedi que criassem o seu próprio auto-retrato.
Abaixo, os auto retratos dos alunos que estavam naquele dia na escola, sendo que dois não realizaram a proposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário