domingo, 19 de maio de 2013

Ser leitor



Estou com uma seleção de livros para ler para os alunos da minha turma e alguns ao longo do ano pretendo ter o prazer de desfrutar. Hoje com a chuva deixei muitas  tarefas de lado e resolvi tirar um bom tempo para viajar pelas páginas de um livro.
Sou leitora do mundo e de livros há muito tempo.
Ser leitor é ao mesmo tempo estar em solidão e dialogando com "outros" (lugares, seres, sentimentos, emoções, ideias, culturas....).
Lembrei de um trecho da obra "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry, a raposa diz para o príncipe:

" (...) - Por favor...cativa-me! - disse ela.
- Eu até que gostaria - disse o principezinho - , mas não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa. - Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
-Que é preciso fazer? perguntou o pequeno príncipe.
- É preciso ser paciente - respondeu a raposa.(...)"

Formar leitores é como formar amigos, é preciso ter paciência, dar tempo para que cada um descubra  o prazer de ler e o tipo de livro ou livros lhe agradam.
Para lermos ainda devemos aprender a exercitar a nossa imaginação e a nossa inteligência. É como seguir um coelho maluco e engraçado, cair num buraco profundo, chegar em um País das Maravilhas, onde acontecem coisas absurdas que nos levam a pensar e nos divertir, e somente no final, ao sair deste buraco, entendemos um pouquinho (pouquinho mesmo) mais do sentido da vida e do mundo.



Os livros acima são do meu filho e nenhum deles eu dei a ele de presente. Ele comprou em diferentes momentos com a sua mesada. 
Fico alegre em saber que pelo menos um leitor eu consegui formar. E hoje percebo que muitas das nossas preferências em matéria de literatura são muito parecidas.


Nenhum comentário: